7 DICAS PARA CUIDAR BEM DO SEU PET NO INVERNO

Esfriou de verdade! Nessa época de frio, é importante conhecer os cuidados essenciais para manter seu pet quentinho e saudável. Afinal, as mudanças bruscas de temperatura também dificultam a vida para os peludos e podem trazer incômodos como a gripe ou até mesmo pneumonia.

Assim como nós, os cães e gatos também sentem frio. Principalmente os filhotes, os idosos e os pets com pouco pelo. Por isso, precisamos estar atentos a vários fatores para deixá-los confortáveis e mais protegidos nessa época do ano. Os cuidados que iremos explicar nesse artigo vão desde o banho até as vacinas necessárias para evitar doenças comuns no inverno.

Pegue uma xícara quentinha de chá e tenha uma boa leitura!

1 – DAR BANHO OU NÃO DAR, EIS A QUESTÃO

O banho é importante para a higiene dos pets, principalmente a dos cães, e mesmo no inverno esse hábito deve ser mantido. Para garantir a saúde do seu animalzinho, você pode diminuir a frequência dos banhos, evitá-los nos dias em que a temperatura despencar e contar com a ajuda profissional de um pet shop. A água deve ser morna e o pet precisa ser escovado e secado da maneira correta para evitar fungos e problemas de pele!

Depois do banho, não leve seu animal para a rua. O choque térmico pode fazer mal para ele, aumentando o risco de doenças como otite ou pneumonia. Aproveite sempre as horas mais quentes do dia para passear com seu companheiro.

2 – VISTA O SEU PET CONTRA O FRIO

Alguns amam, outros odeiam. É importante respeitar o conforto do seu pet, mas se ele gostar de roupinhas, elas são realmente bem-vindas no inverno. Fique atento aos tecidos: sintéticos não são os melhores para esquentar e lãs podem causar alergia. Prefira as roupas feitas com algodão e verifique se a peça não fica desconfortável em nenhum local do corpo do pet.

Outro ponto importante é a higiene das roupinhas. Mantê-las limpas é fundamental para evitar micoses. Nada de deixar o pet usando as peças do início ao fim do inverno sem lavá-las!

3 – ESCOVAÇÃO EM DOBRO

Com o uso das roupinhas, os pelos dos cães e dos gatos tende a formar mais nós. E esse é um dos motivos para aumentar a frequência da escovação. Além disso, os gatos têm a tendência de se lamberem mais no inverno, o que faz com que aumentem as bolas de pelos que se formam no estômago, podendo causar constipação.

4 – DE OLHO NA VACINAÇÃO

Para deixar a gripe bem longe do seu amigo, manter a vacinação em dia é fundamental. Mas você sabe como está a carteirinha do seu pet? Descubra se as vacinas que ele precisa tomar estão em dia em nosso artigo!

Além das vacinas, suplementos para aumentar a imunidade e vitamina C também são bem-vindos nessa época do ano. Mas sempre converse com seu veterinário para saber o que irá fazer bem para o seu animal. O Vet Plus está à sua disposição!

5 – E A COMIDA?

Muita gente pensa que no inverno faz bem dar mais comida para os pets. Mas, como eles costumam ficar um pouco mais sedentários e dorminhocos, é importante não alterar as porções de ração que você dá ao seu companheiro. Isso evita o sobrepeso, uma condição que pode trazer problemas para o coração e para a coluna dos cães e gatos.

6 – ABRIGO QUENTINHO

Se o seu pet fica dentro de casa, você pode colocar um cobertor embaixo da cama dele para evitar o contato com o chão frio. E, claro, dê a ele uma coberta fofinha para passar a noite aquecido. Além disso, alguns minutos de bolsa de água quente no local onde ele dorme também irão deixar a noite muito mais agradável!

Já se o seu animal vive no quintal, cheque se a casinha dele está em um local abrigado e longe de correntes de ar. Forrar o chão com jornal ou com um cobertor, assim como indicamos acima, também ajuda a isolar o frio. E fique atento à chuva: não deixe seu companheiro se molhar.

7 – ATENÇÃO AO COMPORTAMENTO

Mesmo com todos esses cuidados, seu animal pode adoecer por culpa da queda de temperatura. Então, esteja sempre de olho no comportamento dele. Se perceber alguma mudança, como um estado de apatia, traga-o para uma consulta veterinária!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *